Análise de Necessidades

A pesquisa realizada permitiu concluir que a oferta de um Curso em Codificação, especificamente desenhado para as pessoas mais idosas, poderá ser um contributo relevante para a melhoria da qualidade de vida desta população, nos países parceiros. Esta ideia inscreve-se na aprendizagem ao longo da vida e será uma contribuição valiosa para o envelhecimento ativo na Europa.

Os respondentes estão sobretudo interessados em codificação, e não em tornarem-se programadores profisisonais. Têm curiosidade em perceber o que está por detrás dos dispositivos e serviços que usam diariamente. Este conhecimento, em conjunto com uma comunidade para partilhar ideias e questões, espera-se que tenha um efeito marcante no seu bem-estar e autoconfiança na sociedade. É importante que as pessoas mais idosas estejam abertas a novos conhecimentos, como é o caso da codificação. Em simultâneo, preferem os métodos mais tradicionais de aprendizagem, embora revelem alguma curiosidade sobre novos métodos.

Os resultados da pesquisa, permitirão oferecer Cursos de Codificação de acordo com as expectativas dos mais idosos, em todos os países parceiros.