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Teste-Piloto

Com o objetivo de promover a literacia digital, por meio do ensino de programação, a AidLearn, em parceria com a Universidade Intergeracional de Benfica (UNISBEN), iniciou a ação piloto do Curso Silver-Code, no dia 10 de julho 2018, em Lisboa 
Na sessão de abertura, a coordenadora do projeto em Portugal, Maria Helena Antunes, deu as boas-vindas aos formandos e formador, apresentou sucintamente o projeto e explicou a importância do Silver-Code para o desenvolvimento de competências que permitam uma melhor inclusão dos adultos maiores no mundo digital dos dias de hoje. “A codificação e a programação são linguagens que cada vez mais precisamos entender para nos sentirmos incluídos, seja para conversar com netos e filhos, seja para percebermos o que está por detrás deste mundo digital em que vivemos”, destacou. Em seguida, José Nogueira, responsável pela criação do website e da plataforma Silver-Code, esclareceu o seu funcionamento e apoiou o registo de todos os formandos na plataforma, que permite aceder online, de forma gratuita, a mais de 100 páginas de conteúdos e exercícios.
Segundo o formador da ação-piloto, Professor João Coelho, analista e programador de aplicações, a iniciativa do Silver-Code integra-se no princípio da aprendizagem ao longo da vida e representa um complemento importante ao trabalho realizado pela UNISBEN na área da informática. “Nós aqui temos vários caminhos para a pessoa seguir para além da iniciação, para progredir, ir até à base de dados, à programação e chegar até às aplicações mais complexas. O Silver-Code é como ‘a cereja no topo do bolo’ que vem completar todo esse processo”, enfatizou.
O curso desenvolveu-se sob uma modalidade de aprendizageme blended. Após a reunião de lançamento, os aprendentes tiveram cerca de um mês e meio para o estudo independente, através dos conteúdos disponibilizados na plataforma Silver-Code, onde também utilizaram o fórum para trocar impressões e tirar dúvidas. Depois seguiram-se algumas sessões presenciais, que permitiram complementar o estudo a distância e fazer o balanço do trabalho realizado.

Evento multiplicador 

A 21 de setembro de 2018, realizou-se a Conferência Silver-Code, na sede da UNISBEN, em Lisboa. Apresentou-se o projeto a uma audiência mais alargada, reflectiu-se sobre a literacia digital e o envelhecimento ativo e foi feito o balanço da ação-piloto, pelos seus mais diretos participantes, facilitador e aprendentes.

Maria Helena Antunes salientou que o envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também por certo um dos seus grandes desafios, na atualidade. Segundo um estudo demográfico acerca da Europa, o Instituto de Berlim para a População e o Desenvolvimento refere que “todos os países europeus estão a envelhecer, mas nem todos estão a encolher.” No entanto, “os países que sofrem de emigração e onde poucos filhos nascem, vão encolher de forma radical”. E é nesta última realidade que se enquadra Portugal, um país que "Na UE do futuro, […] é o segundo país mais envelhecido”. A mais baixa taxa de fecundidade da União Europeia, estagnação económica, decréscimo e envelhecimento da população. São estes os problemas diagnosticados a Portugal, num recente estudo que revela uma Europa dividida em duas. Leste e sul da Europa a registar o envelhecimento mais acentuado. Por outro lado, no índice de digitalização da economia e da sociedade (IDES) de 2018, onde se regista od progressos realizados pelos Estados-membros em termos da sua digitalização, Portugal ocupa o 16º lugar entre os 28 estados-mebros da UE. Os mais idosos, ao contrário dos nativos digitais, não nasceram num mundo digital, pelo que têm de adaptar-se à sociedade tecnológica e adquirir novas aprendizagens para que estejam mais bem informados, tenham uma maior participação social e possam manter ou reforçar os laços familiares com as gerações mais novas.  A Agenda Digital é tão relevante para a UE, que um dos 7 pilares da Estratégia Europa 2020, propõe uma melhor exploração do potencial das TIC, a fim de promover a inovação, o crescimento económico e o progresso em toda a Europa. Vivemos num mundo onde quase todas as atividades humanas se relacionam, de algum modo, com ferramentas digitais. Fala-se sobre uma geração digital nativa, mas também aqueles que não nasceram com dispositivos digitais nas suas mãos devem ter acesso às oportunidades disponíveis hoje em dia. Ainda assim, muitos cidadãos da UE, de acordo com as estatísticas, nunca utilizaram a Internet! 

Embora, no período considerado (2002-2017) se registem aumentos significativos na utilização de computador (2,6% vs. 28%) e de Internet (1,3% vs. 31,1%) no grupo etário 65-74, em Portugal, persiste a necessidade de aumentar os níveis de literacia digital da população, e muito particularmente da mais idosa. Na faixa etária de 64-74 anos, cerca de 68% nunca utilizaram a Internet. Entre os 32% restantes, só 27% usaram a Internet nos últimos 12 meses, 11% enviaram emails com anexos, 5% postaram mensagens em salas de chat ou em grupos de informação o e discussão online. Contudo, existem vários estudos que têm vindo a mostrar a relevância da inclusão digital na idade maior,  uma importante componente para o desenvolvimento pessoal dos idosos não só nas suas competências ao nível das TIC, como também nos seus interesses e relacionamentos, contribuindo para a sua qualidade de vida, afastando-os da solidão e do isolamento social.  A utilização das TIC oferece ao idoso mais autonomia, maior bem-estar e integração social e, por conseguinte, maior índice de felicidade.

Os participantes da ação-piloto fizeram de seguida o balanço sobre a experiência vivida,  tendo considerado que existe ainda  a necessidade de introduzir melhorias no Curso, de forma a: 1) Melhorar a adequação do curso às especificidades dos mais idosos; 2) Disponibilizar mais exemplos práticos nos conteúdos; 3) Assegurar uma maior progressividade nos conteúdos, etapa a etapa; 4) Assegurar um maior balanço entre a duração das sessões presenciais e da autoaprendizagem a distância, com suporte na plataforma – modalidade blended.

Em geral, os tópicos tratados nos módulos foram considerados muito interessantes e os participantes mostraram-se disponíveis para realizar o curso na sua totalidade, ao longo de um ano letivo, e de forma a potenciar o desenvolvimento da sua literacia digital.

Webinar

A Conferência Silver-Code Portugal foi transmitida online em direto, sendo possível visionar o vídeo gravado aqui